Fotos: Divulgação (Polícia Civil)
Na manhã desta terça-feira, a Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Santiago deflagrou a Operação Zurique, que teve por objetivo desmantelar uma associação criminosa voltada para a prática de receptação e comércio de defensivos agrícolas oriundos de furtos ou roubos a propriedades rurais.
Uri Santiago sedia debate sobre segurança pública
Na ação de hoje, a Decrab, coordenada pelo delegado regional Guilherme Milan Antunes, com apoio das delegacias de Jaguari, São Vicente do Sul, Mata e Santiago, cumpriu 11 ordens judiciais, sendo quatro mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Jaguari e Santiago.
Em Jaguari foi preso preventivamente um idoso de 66 anos. Já em Santiago, foram presos de forma preventiva três homens de 49, 48 e 50 anos.
Jovem sofre mal súbito e morre na entrada da UFSM
Em uma das ações policiais, os agentes da polícia conseguiram apreender no interior do município de Jaguari defensivos agrícolas que foram furtados em Itaqui. Em outra ação, investigadores apreenderam uma camionete carregada de defensivos agrícolas no centro de Santiago, no momento em que o produto estava a caminho de ser entregue a um produtor rural. Também foi apurado que os produtos de origem ilícita e de fabricação nacional eram comercializados pela quadrilha por valores bem abaixo dos de mercado.
Os presos foram encaminhados ao Presídio Estadual de Santiago. Um inquérito policial foi instaurado para apurar os fatos.
A Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato foi criada em 2018 em Santiago. As sedes das Decrabs foram definidas a partir de um estudo de viabilidade técnica, que levou em consideração fatores como o maior número de ocorrências, localização estratégica, mobilidade e logística. Criadas em 2017, as delegacias fazem parte de um esforço do governo do Estado em especializar as rotinas de investigação, visando à diminuição dos indicadores de criminalidade no meio rural.
*Colaborou Janaína Wille